Seja Bem-vindo ao nosso site   •  

Notícias

Projeto de lei isenta IPI de secador
Publicação em 15/10/2020

secador noticia-02

O Projeto de Lei 785/20 isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) secadores e outros aparelhos para arranjo do cabelo utilizados por cabeleireiros profissionais.

O texto prevê a criação de uma exceção na tabela de incidência do imposto para diferenciar os produtos de uso pessoal daqueles de uso profissional. Atualmente, as ferramentas de uso profissional e doméstico possuem a mesma carga tributária de 20% de IPI.

A proposta, do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), tramita na Câmara dos Deputados.

Rubens Bueno: mercado de beleza é um dos mais dinâmicos, mas cabelereiros desistem de empreender devido aos investimentos altos

O parlamentar argumenta que o mercado de beleza e estética é um dos mais dinâmicos da economia brasileira, com os salões de beleza desempenhando um importante papel.

“São mais de 600 mil estabelecimentos em todo o País. No entanto, inúmeros cabelereiros desistem de empreender ao consultar os investimentos necessários para abrir ou manter o seu salão. Para mitigar essa dificuldade, uma das medidas mais importantes seria a distinção da tributação sobre produtos industrializados de equipamentos de uso doméstico e de uso profissional”, defende Bueno.

Se for aprovada e virar lei, a medida só valerá depois que o Poder Executivo estimar a renúncia fiscal decorrente do benefício e incluí-la no projeto de lei orçamentária.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Veja outras publicações
UBERLÂNDIA
Av. Sacramento, 1472
CEP: 38400-466 - Martins - Uberlândia / MG
Telefone: (34) 3231-3098
E-mail: sitaudia2014@hotmail.com
UBERABA
R. Tenente Antônio Costa Assunção, 45
CEP: 38057-727 - Serra Dourada - Uberaba / MG
Telefone: (34) 3336-5326
E-mail: sitaura@yahoo.com.br